3 de Maio – Dia Mundial do Sol

Sol é uma estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos que não faz parte de nenhuma constelação. Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius.

Em 03 de maio, comemora-se o Dia do Sol, uma data voltada para a valorização dessa importante estrela que possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra.

A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver.

•As plantas usam a luz solar em um processo conhecido como fotossíntese, que transforma a energia luminosa em energia química.

•Além de fornecer energia, o Sol exerce outro papel de total relevância, que é a participação no ciclo da água. Ele fornece calor suficiente para que a água evapore e os seres vivos transpirem, atuando ativamente na formação das nuvens e, consequentemente, no regime de chuvas.

•O Sol desempenha também papel económico, podendo ser utilizado como fonte de energia alternativa. Diferentemente dos combustíveis fósseis e das hidrolétricas, a energia solar não causa danos ao meio ambiente e é uma fonte abundante de energia limpa e renovável.

•Além das importantes funções ecológicas e económicas, o Sol também possui um papel essencial na sobrevivência dos seres humanos. É através da exposição solar, por exemplo, que conseguimos produzir a vitamina D, uma substância que fortalece nossos ossos e atua no nosso sistema imunológico.

SEM O CALOR DO SOL…… NÃO HÁ VIDA NA TERRA…