Educação Física

Assumindo como pressuposto basilar a importância da atividade física e desportiva em todo o processo evolutivo e formativo do ser humano, o Departamento de Educação Física e Desporto orienta a sua intervenção numa perspetiva vertical que visa o fomento da atividade motora enquanto parte integrante do estilo de vida dos seus alunos.

Neste contexto, a Motricidade Infantil (atividade física dirigida a alunos dos 3 aos 5 anos) como passo inicial e fundamental de todo o processo de desenvolvimento motor, procura despertar nos alunos o domínio e consciência do corpo, o domínio do corpo em deslocamentos e manipulações e o domínio do corpo em contacto com o outro.

A Expressão e Educação Físico-Motora (atividade física dirigida a alunos dos 6 aos 9 anos) promove a interação com os colegas, apelando à cooperação, imitação e competição, proporcionadas por atividades lúdico-desportivas.

No 2º e 3º Ciclos, a Educação Física procura, acima de tudo, dotar os alunos de competências técnicas e de noções táticas elementares das diversas modalidades, consagradas nas diferentes unidades didáticas adoptadas para cada valência de ensino.

Por último, numa lógica de especialização das experiências motoras vividas, a atividade física, no Ensino Secundário, assume-se como uma intervenção virada para a Orientação Desportiva, indo ao encontro das expetativas e interesses dos jovens alunos, contribuindo, significativamente, para a formação da personalidade e adoção de padrões de vida ativa e salutar.

 

Professores do Departamento:

 

Bruno Pataca;
Nuno Carvalho;
César Silva;
Filipa Victor.