Europe Web Walking

Desde 2014, o Colégio Guadalupe participa no projeto Erasmus+ “Europe Web Walking“. Portugal, em conjunto com a Itália, país coordenador, a República Checa, o Chipre, a Hungria, a Turquia, a Holanda, a Polónia e a Roménia procura com este projeto promover uma completa formação dos seus alunos e professores enquanto cidadãos europeus e enquanto profissionais. Através de um conjunto diversificados de atividades, alunos e professores irão partilhar, ao longo de três anos, conhecimentos e experiências sobre o património comum e a herança cultural de cada um dos países envolvidos.

Destinado a alunos dos 10 aos 15 anos, o projeto Europe Web Walking tem como principais objetivos desenvolver as competências linguísticas e digitais dos alunos envolvidos, assim como dar-lhes a conhecer a riqueza cultural e patrimonial da Europa. Assim, este projeto propõe uma “viagem virtual” na qual, através de uma caça ao tesouro, alunos e professores têm a oportunidade de conhecer as culturas dos diferentes países, os seus hábitos e costumes.

Ao longo dos três anos do projeto, alunos e professores terão a oportunidade de partilhar conhecimentos, ferramentas pedagógicas e metodologias para uma educação mais adaptada aos novos desafios de um mundo cada vez mais global. Ao longo de todas as mobilidades, os alunos terão a oportunidade de realizar atividades com o objetivo de desenvolver um maior conhecimento não só da língua inglesa, mas também das nove diferentes línguas que são próprias dos países participantes, de ferramentas digitais, assim como desenvolver o espírito crítico e a capacidade de lidar com as diferentes culturas, diferentes formas de ser e de estar que lhe permitam o desenvolvimento pleno da sua cidadania europeia, o direito a uma vida respeitável e uma formação mais global enquanto futuros profissionais.

Num mundo cada vez mais global, o desenvolvimento de ferramentas que permitam um desenvolvimento adequado e pleno da cidadania europeia torna-se fundamental, assumindo-se este projeto como uma oportunidade ímpar no desenvolvimento, não só de competências cognitivas e habilidades de raciocínio e pensamento, mas também de competências emocionais, que inspiram uma relação dinâmica de interação e partilha, fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Para saber mais sobre o projeto, visite o website no link: http://europewebwalking.webnode.cz/