Feliz ano novo Chinês

O Colégio Guadalupe desejo a toda comunidade Chinesa um feliz ano novo Chinês

xīn nián kuài lè

O Ano Novo Chinês é a festividade mais importante para os chineses. A data de comemoração é determinada pelo calendário lunar, portanto, todos os anos, a data de início do ano novo é diferente, geralmente, entre janeiro e fevereiro.

O ano novo chinês está relacionado com os doze animais do horóscopo chinês, sendo estes o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente/cobra, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cão e o porco. 2018 é o ano do cão. As pessoas que nascem no ano do cão são consideradas inteligentes e fiéis.

Durante o ano novo chinês, as pessoas penduram lanternas, para além disso, colam o caractere “Fu” na porta de entrada das casas. “Fu” significa, em mandarim, felicidade. Os chineses colocam habitualmente o caractere “Fu” de cabeça para baixo, pois o caractere que significa “de cabeça para baixo” tem a mesma pronúncia do caractere que significa “chegar”, simbolizando então a chegada de sorte, felicidade e prosperidade.

Na noite da véspera do ano novo, a família reúne-se para um jantar em família, sendo que as ementas variam de região para região. Nessa noite, ou no primeiro dia do ano novo, as crianças recebem envelopes vermelhos com dinheiro, que representam o desejo de boa sorte.

Em diferentes regiões, as pessoas têm diferentes costumes, sendo estas diferenças mais evidentes entre o Norte e o Sul da China. Durante o ano novo, as famílias visitam os seus familiares e amigos, assim como os túmulos dos seus antepassados.