30October See, Taste and Hear: that´s our land
Escrito por Prof. João Alves  

Entre os dias 16 e 20 de outubro, alunos e professores de quatro escolas (Eslovénia; República Checa; Polónia e Turquia) estiveram no nosso Colégio, dando início, assim, ao segundo ano desta parceria. Acolhidos pelas nossas incansáveis e entusiastas famílias, os alunos das nacionalidades acima referidas tiveram a oportunidade de observar o quotidiano de uma família portuguesa e participar nas múltiplas atividades delineadas no programa do encontro.


Estes encontros têm como objectivos gerais:
    . promover a cidadania ativa dos jovens, em geral, e a cidadania europeia, em particular;
   . desenvolver a solidariedade e promover a tolerância entre os jovens, nomeadamente com o intuito de fomentar a coesão social na União Europeia;
    . incentivar a compreensão mútua entre jovens de diferentes países;
    . fomentar a cooperação europeia no domínio da juventude.


"Para nós, foi a nossa primeira experiência como família de acolhimento, e adorámos! Esperamos repeti-la, pois pensamos que são muito interessantes e positivos este género de projetos, possibilitando o contacto dos nossos filhos com outras culturas, hábitos e costumes, esperamos ter proporcionado bons momentos à menina eslovena, durante estes cinco dias." Ana Godinho (encarregada de educação da aluna Mariana Godinho do 8ºA)

"Foi a primeira vez que recebi, em minha casa, uma aluna de outro país, e gostei muito. Espero que este tipo de projeto continue, pois foi uma experiência magnífica, permitiu-me conhecer outra cultura diferente da nossa, e praticar inglês."
Mariana Godinho 8ºA

 
13January See, Taste and Hear:that is our Land
Escrito por Prof.João Alves  

See, Taste and Hear:that is our Land          

 

 

O Colégio Guadalupe participa,  no biénio 2012-2014, num novo Projeto  Comenius (Parcerias Multilaterais),  intitulado See,Taste and Hear: that is our Land.  Esta Viagem  permitirá  aos nossos alunos  conhecer a cultura de outros países,nomeadamente o património cultural:  paisagístico; musical e gastronómico.

Este Projeto envolve mais quatro escolas, oriundas dos seguintes países:  Polónia, República Checa, Turquia e Eslovénia.

A primeira viagem decorre, já, entre os dias 13 a 17 de fevereiro, em Hranice, na República Checa, contando com a presença de alunos e professores do nosso Colégio.

Continuar...
 
24February Viagem a Hranice -República Checa
Escrito por Prof. João Alves  

Comenius See, Taste and Hear: that is our land

 Hranice, cidade que se localiza na região da Morávia, foi o palco escolhido para acolher seis alunos do 7ºano, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Aqui, no âmbito do Projeto Comenius See, Taste and Hear: that is our land, os nossos alunos foram acolhidos por famílias checas que lhes proporcionaram dias inesquecíveis. Houve tempo, também, para participar nas atividades, promovidas pela escola de acolhimento e desfrutar das paisagens cobertas de neve. Uma passagem pela cidade de Praga completou a nossa estadia neste país de leste.

 

«Visitámos vários locais na República Checa, como Hranice, Oloumec e Praga. Em Hranice, fomos acolhidos por famílias acolhedoras e muito simpáticas, que fizeram de tudo para nos proporcionar momentos inesquecíveis. Esta viagem possibilitou-nos entender os hábitos, tradições e costumes de um país que desconhecíamos. Espero que este tipo de projetos continue, pois permite-nos contactar com realidades muito diferentes das nossas.»

Miguel Casalinho 7ºA; Catarina Candeias 7ºA; João Preto7ºA; Leonor Gonçalves 7ºB; Sebastião Dias 7ºB e Miguel Moura 7ºB.