Línguas

A capacidade de compreender e comunicar em mais do que uma língua é uma competência de vida desejável para todos os cidadãos europeus. Aprender a falar, a escrever e a compreender outras línguas incentiva uma maior abertura aos outros, às suas culturas e maneiras de ver o mundo, melhora as competências cognitivas e desenvolve as competências dos alunos na sua língua materna.

 

O Departamento de Línguas do Colégio Guadalupe é constituído pelos grupos disciplinares de português, inglês, francês e espanhol, coordenados pela professora Elisabete Rodrigues, docente de português e francês.

 

No âmbito das línguas estrangeiras, o grupo de inglês é constituído pelas professoras Paula Gomes, Elsa Machado e Ana Félix Pires. A disciplina de espanhol é assegurada pela professora Maria Cobas, o francês é assegurado pela professora Telma Godinho e o ensino do português é ministrado pelas professoras Ana Abreu, Andreia Ferreira, Sofia Alberto e Cristina Miguel.

 

É preocupação dos docentes do departamento dotar os nossos alunos de uma excelente proficiência linguística, assim como torná-los cidadãos cooperantes e tolerantes face à diversidade cultural. Neste sentido, é desenvolvido um conjunto de atividades que passam pela área da escrita criativa, pelo desenvolvimento de projetos que contemplam o incentivo à leitura e o desenvolvimento da expressão oral, e ainda atividades de pesquisa, investigação e promoção das trocas linguísticas e culturais.

 

Na verdade, incentivar o conhecimento de línguas é importante por razões de identidade cultural e de integração social, mas também porque o multilinguismo se torna numa via para alcançar uma maior compreensão intercultural, configurando-se um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa e do Mundo.