Mandarim

1.  ENQUADRAMENTO DO CURSO

 

A importância de aprender mandarim

 

O desenvolvimento tecnológico, científico, político e económico de todas as Nações do mundo é acompanhado por relações entre os países que resultam na globalização. O recente crescimento das potências asiáticas exige a formação de profissionais capazes de ultrapassar as barreiras linguísticas e formar a ponte entre o Ocidente e o Oriente.

 

Atualmente, o mandarim é uma língua falada por quase um quarto da humanidade, tornando-se uma das principais ferramentas de comunicação entre países e um trunfo valioso para o futuro em todas as áreas.

 

Neste contexto, o Colégio Guadalupe tem vindo a apostar no ensino do mandarim como complemento importante na educação dos seus alunos. Após uma fase inicial de adaptação, o programa entra agora num processo de consolidação, em concordância com o novo programa nacional curricular de Mandarim, orientado pelo MEC e DGE, e com o sistema internacional de avaliação da proficiência de Mandarim, os exames HSK.

 

 

2.  OBJETIVOS:

 

O curso de mandarim tem como principais objetivos o desenvolvimento das capacidades de comunicação dos alunos, compreensão oral, leitura e escrita por meio da fonética (pinyin), dos carateres chineses (Hanzi), da estrutura gramatical da língua e dos seus aspetos culturais. Este curso visa dotar os alunos com um conhecimento geral da Língua Chinesa e como esta difere das outras línguas de sistema alfabético, tanto ao nível da escrita, como da gramática e do sistema fonético, monossilábico e tonal.

 

Na fase de iniciação, o aluno dominará um universo de vocabulário e expressões para as situações de necessidades básicas, progredindo para abordar temas de comunicação do dia-a-dia e ter capacidade de se movimentar na China e resolver problemas, sejam simples ou complexos, nas atividades profissionais e quotidianas.

 

Uma abordagem sobre a geografia, a história e a cultura chinesa é fundamental para ajudar um estudante português a ultrapassar as barreiras com vista à comunicação intercultural. Este curso vai integrar unidades culturais para um conhecimento mais geral e aprofundado sobre a língua e a realidade chinesas.

 

Os objetivos do curso são:

• Proporcionar uma aprendizagem fundamental sólida, com foco nas bases da língua chinesa, mais especificamente no ensino da fonética, nos tons, garantindo que os alunos aprendam a pronúncia e entonação correta.

• Apresentar os conceitos básicos de gramática chinesa e estruturas de frases simples.

• Ensinar vocabulário que permita aos alunos estabelecer diálogos sobre aspetos básicos da vida quotidiana.

• Ajudar os alunos a desenvolver as capacidades de compreensão oral, assim como escrita e leitura do mandarim, ler e escrever com o uso do pinyin e carateres chineses.

 

3.  AULAS

 

O trabalho em sala de aula divide-se em duas componentes. A primeira centra-se no desenvolvimento da expressão oral, compreensão auditiva, compreensão de leitura, escrita e gramática. Na segunda são utilizados materiais didáticos atualizados para introduzir conceitos da China moderna, vida social e económica, cultura, história e literatura. As aulas têm uma duração aproximada de duas horas, permitindo conjugar estas duas componentes de uma forma atrativa e estimular a aprendizagem dos alunos, assim como também permitir tempo suficiente para a preparação dos exames internacionais YCT (Young Chinese Test) e HSK.

 

 

4.  DURAÇÃO E INCRIÇÃO

 

O curso tem o início previsto para a semana de 26 de Setembro, decorrendo até o final do ano letivo. Todos os alunos estão convidados a assistir a uma aula, de modo a conhecer o funcionamento das mesmas. Para qualquer informação adicional pode contactar o nosso professor de Mandarim.

As inscrições devem ser realizadas nos Serviços Administrativos do Colégio.