Mobilidade Erasmus + – República Checa

Na passada semana, alunos e professores do Colégio Guadalupe desenvolveram uma mobilidade à República Checa, no âmbito no projeto European Web Walking. Foi uma intensa semana de trabalho, plena de conhecimentos e partilhas entre todos os países intervenientes.

O presente projeto encontra-se na sua fase final, tendo sido realizado no decurso dos últimos três anos letivos. Teve como principais objetivos enaltecer nos alunos competências fundamentais para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável, tornando-os jovens capazes de contribuírem para enfrentar os novos desafios do mundo actual. Contou com a participação de Portugal, Itália, Holanda, Turquia, Roménia, Hungria, Polónia, Chipre e República Checa, tendo promovido a criação de redes europeias de intercâmbio de conhecimentos, em diversos domínios relacionados com a educação.

Nesta mobilidade, os alunos ficaram a conhecer a pequena cidade de Jicin, situada a cerca de 100 km de Praga, capital da República Checa. Ao longo da semana puderam privar com as famílias que os receberam, provando da sua gastronomia, conhecendo um pouco da sua cultura e tradições e articulando novos saberes e experiências face a um quotidiano diferente do seu. Participaram em aulas na Escola Základní Skola Bodláka a Pampelisky e comunicaram com alunos de diferentes nacionalidades, promovendo assim a sua educação não-formal no domínio das novas tecnologias, bem como no domínio da língua inglesa.

Promovendo um estilo de vida saudável, adepto da prática desportiva, os anfitriões checos organizaram diversas atividades onde os representantes portugueses tiveram que por em desenvolver as suas aptidões físicas, realizando rafting, caças ao tesouro e passeios pedestres no meio da natureza. Não podia, também, faltar uma visita carregada de história, a Praga, capital desta antiga província do Império Austro-Hungaro.

Testemunho dos alunos

“A semana na República Checa foi incrível. Nunca esquecerei as aventuras que por lá passei, os amigos que fiz e o conhecimento da cultura checa, que é tão diferente da nossa. Esta semana ajudou a melhorar o meu inglês, as minhas competências sociais e a resolver problemas fora da minha zona de conforto.

Obrigado ao Colégio Guadalupe por me proporcionar esta semana única.”

Duarte Baptista – 9ºB

“Com a minha viagem à República Checa, pude melhorar o meu inglês, conhecer novas formas de viver e observar uma cultura distinta da portuguesa. Foi muito rico estabelecer relações de amizade com outros jovens de outras nacionalidades.”

Vasco Conceição – 9ºB

“Esta semana que passei na República Checa foi incrível. Para além de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos, tive a oportunidade de aprender sobre outras culturas e formas de viver. Assim, passei a ter também algum interesse e conhecimento acerca de problemas globais e passei também a ter em conta outras opções relacionadas com o meu futuro, como por exemplo, vir a estudar no estrangeiro.

Gostaria de agradecer por tudo e por ter tido a oportunidade de participar neste programa incrível.”

Lara Alves – 9ºA

“Esta viagem foi uma óptima oportunidade para conhecer novos amigos, partilhar novas culturas, adaptar-me a novas situações e conseguir melhorar a utilização da língua inglesa. Tudo isto foi feito de uma forma divertida, com atividades diferentes do normal e que promovessem a comunicação, o trabalho em equipa e a criação de laços.

Foi uma experiência muito gratificante que espero voltar a repetir.”

Guilherme Lourinho – 9ºA