United in Biodiversity

Keep our word colourful!

 

O projeto “United in Biodiversity – Keep our word colourful!”, no qual participámos durante o presente ano letivo, envolveu três países: Portugal, Islândia e Eslovénia.

O objetivo primordial deste projeto, dinamizar atividades que promovessem a divulgação e a preservação da biodiversidade em cada um dos países, foi claramente alcançado, com a realização de inúmeras atividades que foram idealizadas e preparadas com esse propósito.

Em setembro de 2015 teve início o trabalho de alunos e professores portugueses neste projeto, com uma recolha fotográfica da biodiversidade local e regional, para a elaboração de um mapa digital. Nesse mapa apresentámos alguns exemplos de biodiversidade em Portugal, focando as espécies mais emblemáticas do nosso país. Esse mapa foi apresentado no primeiro encontro, realizado em Portugal, entre os dias 20 e 25 de janeiro.

Posteriormente, numa segunda etapa do projeto, os parceiros envolvidos prepararam a apresentação de herbários digitais relativos a espécies do seu país. No caso de Portugal, recolhemos nos espaços circundantes do Colégio algumas espécies, fizemos o registo fotográfico e preparámos a apresentação do herbário digital, que foi apresentado em Tolmin, na Eslovénia, em março.

A última etapa deste projeto passou pela idealização de uma campanha de sensibilização para preservação de uma espécie nacional que estivesse em risco de extinção. A nossa escolha recaiu sobre o lince ibérico e elaborámos um documento de apresentação desta espécie, bem como um vídeo de sensibilização que foi publicado nas redes sociais. Este trabalho foi apresentado entre os dias 13 e 17 de abril, na Islândia.

Os trabalhos realizados podem ser consultados aqui.

Veja também o site e o facebook do projeto.