Mais uma vez, estamos na Final Nacional!

Já saíram os resultados da competição CanSat. É com enorme entusiasmo que anunciamos a seleção da equipa G-Sat para a final nacional, a realizar-se de 26 a 29 de abril, em Santa Maria, nos Açores.

Pela quarta vez consecutiva marcaremos presença nesta final, onde em anos anteriores já conseguimos um segundo lugar. Atualmente, o Colégio Guadalupe é o único estabelecimento de ensino a nível nacional que conseguiu estar presente em todas as finais nacionais, desde que esta competição existe em Portugal.

Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, que este ano consiste na construção de um sistema de alinhamento automático da antena de receção terrestre com o satélite, que recolherá medições que possibilitam a determinação da viabilidade de existência de vida num outro planeta.

Estes três meses que antecedem a final serão de muito trabalho. Temos pela frente muitas linhas de código em programação, muitas horas de soldadura eletrónica, antenas construídas e muito desenho em 3D. Os alunos são convidados a trocar os seus tempos livres por tempo para desenvolver o projeto, mantendo-se ao mesmo tempo empenhados nos estudos. E, por isso mesmo, independentemente do resultado de mais uma final, já somos vencedores!

Parabéns à G-Sat e parabéns ao Colégio Guadalupe!