No dia 23 de abril, realizou-se a visita de estudo ao Aqueduto das Águas Livres, no âmbito do Projeto “O mar começa Aqui”.
As turmas que integram o projeto puderam visitar, conhecer e explorar o Aqueduto das Águas Livres, um dos monumentos que o Museu da Água agrega, cruzando nas suas exposições permanentes a interdisciplinaridade entre a história, a ciência, a tecnologia e a sustentabilidade.
Os alunos tiveram, mais uma vez, a oportunidade de refletir sobre a importância da presença da água no planeta Terra, aprendendo novos factos históricos sobre o abastecimento de água em Lisboa, o ciclo da água no espaço urbano, a poluição da água e a pegada hídrica.
O Aqueduto foi construído entre 1731 e 1799, durante o reinado de D. João V, e integrou um vasto sistema de captação e transporte de água por via gravítica, num total de 58 Km, entre as nascentes no concelho de Sintra e os chafarizes na cidade de Lisboa.
A parte do Aqueduto aberta ao público situa-se entre Campolide e o Parque Florestal do Monsanto, sendo classificado desde 1910 como Monumento Nacional.