Atividades extra curriculares

Natação

Desenvolvimento infantil

O desenvolvimento global da criança é sequencial e cumulativo, sustentado em experiências vividas que contribuem para um sólido repertório motor. Assim, entende-se a infância como um período crucial para o desenvolvimento de capacidades físicas e aprendizagens psicomotoras fundamentais, estendendo-se este período até à idade coincidente com o final do 1º ciclo do ensino básico.

O exercício físico durante a infância conduz a diversos benefícios no desenvolvimento (social, cognitivo e motor), a médio e longo prazo, tais como a diminuição da massa gorda, a redução dos fatores de risco de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo II e ainda benefícios psicológicos (bem-estar psicológico, melhoria da autoestima, redução da ansiedade e depressão) e vários estudos indicam que as crianças e adolescentes fisicamente ativos apresentam uma menor probabilidade de se tornarem sedentários na vida adulta.

A prática da natação durante a infância assume-se assim como um exercício físico harmonioso que contribui para o pleno desenvolvimento da criança e, paralelamente, para a diminuição do risco de afogamento.

A natação promove o desenvolvimento neuromuscular e da capacidade funcional do sistema respiratório e cardiovascular e tem efeitos coadjuvantes em diferentes níveis: atenuação de distúrbios do comportamento e do sono, anorexia, défices do desenvolvimento neuro psicomotor, hipotonias, distúrbios ortopédicos, neurológicos e respiratórios.

A qualidade de ensino da natação depende de vários fatores, nomeadamente aqueles que influenciam diretamente a sua organização e que determinam a sua eficácia aos quais a Escola de Natação do Colégio Guadalupe está especialmente atenta:

  1. Os professores estão sensibilizados com o desenvolvimento individual de cada criança uma vez que é um fator determinante para a excelência no ensino;
  2. Materiais didáticos de excelente qualidade e ótimo estado de conservação que permitem uma variabilidade de estímulos na aula;
  3. A frequência semanal que a Escola de Natação recomenda duas vezes dos 3 aos 10 anos para que os objetivos definidos para uma época possam ser cumpridos de acordo com o ritmo individual de cada criança;
  4. Espaço na piscina que é totalmente atribuído à classe não existindo outros grupos em simultâneo e que este facto está diretamente relacionado com o sucesso da aprendizagem dos alunos, uma vez que permite que todos os alunos da classe estejam em constante prática usufruindo do tempo completo de aula.

SABER NADAR
SALVA VIDAS

AMA | 2ª e 4ª | 16h40

INICI | 3ª e 5ª | 16h40

N1/N2 | 3ª e 5ª | 16h40

N3/N4 | 3ª e 5ª | 17h00

Notícias e Eventos

"Bodies"

"Bodies"

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 9º ano visitaram a Exposição “Bodies: corpos humanos reais”.Esta exposição revela os…
“O limão do João”

“O limão do João”

Durante os dias 26 e 28 de fevereiro, os alunos do 1.º Ciclo assistiram à apresentação do livro “O limão…
Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos

Durante o 1º semestre, os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo estudaram a vida e a obra da artista…

Morada

R. Parque Natural do Alvão
2855-620 Corroios
Portugal

Telefone

*Chamada para a rede fixa nacional

Fax

(+351) 212 978 581*

Email

Copyright Colégio de Guadalupe – 2024 .Todos os direitos reservados.

As inscrições para o ano letivo de 2023/2024 estão abertas