

Every Child is Special
Persona Dolls
Desde 2015, o Colégio Guadalupe participa no programa europeu Erasmus + com o projeto “Every Child is Special”.
Portugal, em conjunto com outros oito países (Estónia, Itália, Espanha, Polónia, República Checa, Turquia, Grécia e Bulgária), aprende uma metodologia intitulada “Persona Dolls” e troca saberes e experiências com os países envolvidos.
A metodologia “Persona Dolls”, consiste numa forma de aprendizagem ativa para crianças, prevenindo ou atuando de forma lúdica, em situações de conflito. Através das histórias e do jogo simbólico, as bonecas contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional e aumento da autoestima das crianças envolvidas. Estas bonecas de pano são dotadas de uma personalidade que vai permitir às crianças desenvolver um processo de identificação e resolver através do diálogo e da partilha, situações de conflito, problemas familiares, racismo, diferenças físicas, entre outros assuntos.
As crianças, a partir dos três anos aproximadamente, começam a ter mais consciência das suas ações e as bonecas com as suas histórias podem ter uma poderosa influência no seu processo de crescimento. Auxiliam-nas a entender diferenças e a criar empatia com quem enfrenta uma adversidade. As histórias encorajam também as crianças a reconhecer o problema e a desenvolver um pensamento responsável.
As crianças devem ter contacto com diversas “Persona Dolls” para apreciar a sua singularidade. Cada boneca tem a sua família, a sua casa, a sua língua, cultura e habilidades e é importante deixar que as crianças criem laços e se identifiquem com algumas das suas caraterísticas. Em cada sessão, as suas singularidades são apresentadas de forma positiva, com bonecas confiantes e com competências que as destaquem. Apenas partilham as suas histórias e dilemas com os seus amigos à procura de empatia e de conselhos que as crianças possam ter para lhes dar.
Estas sessões oferecem à criança a oportunidade de discutir temas e apresentar soluções, aprendendo e desenvolvendo processos de resolução criativa de problemas.
Objetivos
– Desenvolver nas crianças envolvidas a sua capacidade de comunicar e de resolver problemas de forma crítica.
– Desenvolver a inteligência emocional.
– Criar espaço e tempo para o diálogo, para a partilha.
– Proporcionar situações que permitam desenvolver a empatia, a autoestima, o pensamento crítico e a resolução de problemas.
– Prevenir a discriminação e o preconceito.
– Promover a inclusão e celebrar a diversidade.
– Desenvolver a capacidade de agir na solução de conflitos.
Notícias Relacionadas


