A nossa aluna Constança Quaresma, do 11.º A, participou na iniciativa da Agência Espacial Portuguesa “Astronauta por um dia”, após um longo processo de seleção, de onde foram escolhidos 31 alunos do ensino secundário, de entre 460 candidatos. O processo de seleção, que se iniciou em Março e se dividiu em quatro fases, simulou o dos verdadeiros astronautas. Foi avaliada a criatividade, a perceção e interpretação espacial e aptidão física, tendo culminado com uma entrevista final.
No dia 16 de setembro entrou a bordo de um avião A310-0G da Novespace, que descolou na base aérea de Beja, para experienciar, no primeiro voo parabólico realizado em Portugal, momentos de gravidade zero, tal como os astronautas que se encontram na estação espacial internacional. Foi também possível, neste voo, simular o ambiente de microgravidade da Lua e de Marte, bem como ambientes de hipergravidade.
Durante o intenso processo de preparação para o voo, teve a oportunidade de conhecer dois astronautas, Jean-François Clervoy, ex-astronauta e presidente da Novespace, e Matthias Maurer, astronauta da Agência Espacial Europeia, que tiveram conversas inspiradoras com os estudantes e os incentivaram a seguir os seus sonhos.
A Constança é uma das embaixadoras do concurso “Zero-G Portugal – Astronauta por um dia”, tendo a missão de partilhar a sua experiência e divulgar esta iniciativa da Agência Espacial Portuguesa junto da comunidade educativa, com o objetivo de estimular o interesse pelo espaço.
Na primeira pessoa, a Constança referiu que, tal como esperava, foi uma experiência incrível e inesquecível e que o seu esforço e perseverança valeram a pena. Refere que “foi surpreendente como num momento temos consciência do nosso corpo e movimentos e no outro estamos simplesmente a flutuar sem direção, o que é muito divertido pois só se ouve gritos de entusiasmo no avião”.
Dreams do come true!