- Acompanhamento direto a alunos – observação e intervenção individual e em grupo;
intervenção na crise; apoio aos alunos no seu processo de socialização e integração escolar.
- Acompanhamento indireto a alunos – colaboração e articulação com educadores/
professores na implementação de metodologias e estratégias de inclusão e aprendizagem.
- Aconselhamento/Consultoria junto dos pais/Encarregados de Educação; Professores
(Conselhos de turma).
- Ações de sensibilização e psicoeducação:
Durante o ano letivo são dinamizadas várias atividades que vão de encontro às
necessidades dos alunos, bem como, de pedidos dos diretores de turma.
Aconselhamento Escolar
As sessões individuais de aconselhamento escolar, foram desenhadas para apoiar os nossos alunos, no seu desenvolvimento emocional e social. A intervenção é limitada no tempo, através de uma abordagem focada na solução, nos recursos e capacidades dos nossos alunos. O objetivo é refletir, em conjunto, sobre as estratégias que podem conduzir à resolução do problema. Estas sessões não substituem um processo de acompanhamento psicológico.
Iniciativas/NEWS
Em tempos de Pandemia foi necessário reforçar a proximidade junto dos nossos alunos. O Gabinete de Psicologia, Orientação e Aconselhamento, em conjunto com o corpo docente do colégio, criaram durante a pausa letiva de Janeiro de 2020/2021 um conjunto de atividades para minimizar o impacto do momento que estávamos a viver.
Em Fevereiro de 2022, chegaram até nós noticias impactantes, que davam conta do conflito na Ucrânia. Os nossos alunos foram partilhando as suas angústias, relativamente aos conteúdos das notícias, relacionados com a guerra. Com o objetivo de garantir uma informação fidedigna e de fornecer estratégias que permitissem gerir da melhor forma os diversos sentimentos manifestados, o Gabinete de Psicologia, Orientação e Aconselhamento em articulação com a Professora Patrícia Costa criaram um vídeo explicativo.
Mantemos contacto
O Colégio Guadalupe assegura a continuidade do acompanhamento aos nossos antigos alunos, quer por parte do Gabinete de Psicologia, Orientação e Aconselhamento, quer por toda a comunidade educativa.