O Clube de Robótica pretende ser um espaço aberto a todos os alunos, embora numa fase inicial concentre as suas atividades junto dos alunos que tem a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação e Aplicações Informáticas B, de modo a que com as competências adquiridas possam também eles desenvolver projetos com os restantes alunos da escola e de todos os níveis de ensino.
O projeto tem por base a Robótica Educativa e a programação que permitem criar um ambiente onde os alunos interagem com o concreto e com o abstrato para a resolução de problemas propostos. Do ponto de vista educacional a robótica educativa pode ser definida como um conjunto de conceitos básicos de mecânica, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial envolvidos no funcionamento de um robot num ambiente de aprendizagem.
O resultado das experiências e projetos que envolvem a utilização de robots pelas crianças é muito positivo. A robótica é um auxiliar ao desenvolvimento intelectual de crianças e jovens, permitindo a interação dos robots com ambientes de aprendizagens diversos.
Os robots possibilitam que se criem não apenas estruturas, mas também comportamentos, permitindo a construção de modelos interativos, com os quais se aprendem conceitos básicos de ciência e de engenharia. Permitem a criação, programação e montagem de robots com noções de distância, capazes de reagir a movimentos, ruídos e cores, e de executar movimentos com bom grau de precisão.