Educação

Ensino secundário

No Colégio Guadalupe apostamos em proporcionar oportunidades e um ambiente estimulante para que os alunos possam alcançar os seus objetivos, serem brilhantes no futuro e felizes com as suas escolhas e decisões.

Procuramos estimular o desenvolvimento de um espírito académico, científico, colaborativo e empreendedor. A aquisição de competências cognitivas, e tecnológicas, mas também emocionais e sociais, que permitirão a cada aluno integrar-se num mundo que está, cada vez mais, em mudança é uma prioridade deste ciclo de ensino nesta instituição. Sendo o ciclo que se apresenta como a “ponte” entre os Ensinos Básico e Superior, contribui de forma ativa e decisiva para que a entrada no Ensino Superior seja complementada com uma bagagem cultural, científica e tecnológica facilitadora do prosseguimento dos estudos e para o exercício de uma cidadania responsável face à necessidade de compreender problemas e tomar decisões fundamentadas sobre questões que afetam as sociedades.

 

ensino secundario

 

O Colégio tem a seguinte Oferta educativa ao nível do ensino Secundário:

  1. Curso de Ciências e Tecnologias
  2. Curso de Ciências Sócio Económicas
  3. Curso de Línguas e humanidades

 

Contempla uma diversidade de instrumentos, em que o progresso académico e social dos alunos é avaliado em função dos Critérios Gerais de Avaliação e dos Critérios Específicos definidos por cada área disciplinar. Este processo e avaliação deve fornecer as ferramentas que permitam ao aluno desenvolver um exercício de reflexão crítica sobre si próprio assumindo um compromisso de progresso e de crescimento pessoal.

O ensino secundário é uma fase emocionante e desafiadora da vida dos nossos alunos.

Manuais Digitais 2023/2024*

 

 

*Aquisição obrigatória no Colégio Guadalupe

No Ensino Secundário, o processo de avaliação promove a certificação dos saberes e das competências, bem como de responsabilidade e de autonomia, tendo o Colégio uma cultura de avaliação focalizada na melhoria contínua e na atitude reflexiva.

Projeto Laboratórios de Estudo/ Study Labs nasce da necessidade de desenvolver nos nossos alunos competências que passam pelo desenvolvimento da sua organização pessoal, da autonomia e responsabilidade. Os objetivos passam, também, por melhorar os resultados escolares, proporcionar orientação e apoio na realização das tarefas escolares, esclarecer dúvidas sobre os conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares, desenvolver hábitos e métodos de estudo, de trabalho e de organização. Os laboratórios de Estudo funcionam, todos os dias, das 13:10 às 14:50 em salas alocadas a cada uma das disciplinas do currículo dos alunos.

Skills & Careers é uma disciplina inserida na matriz curricular de todos os alunos de 12º ano. Nesta disciplina os alunos são desafiados pelo Diretor de Turma, responsável pela lecionação desta área, a trabalhar áreas tão diversas como o empreendedorismo, a criatividade, a colaboração, a inteligência emocional, a autonomia e a resiliência, por exemplo. São promovidas e dinamizadas atividades e pesquisas acerca de percursos profissionais, universidades nacionais e estrangeiras, e competências valorizadas no mundo do trabalho. São organizadas pelos alunos e professores responsáveis, fóruns de debate e de discussão, alargados aos restantes colegas do secundário, Inspirational Talks e palestras com entidades, instituições e empresas ligadas à finalização do secundário/ entrada na Universidade/ Gap Year e Voluntariado.

  1. Curso de Ciências e Tecnologias
  2. Curso de Ciências Sócio Económicas
  3. Curso de Línguas e humanidades

 

Os planos de estudo dos cursos integram:

  • A componente de formação geral, comum aos quatro cursos, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens
  • A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso

 

A componente de formação geral é constituída pelas disciplinas de:

  • Português
  • Língua Estrangeira I, II ou III (Inglês)
  • Filosofia
  • Educação Física

 

A componente de formação específica é constituída por:

  • Uma disciplina trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos)
  • Duas disciplinas bienais (10.º e 11.º anos), a escolher de entre o leque de opções (c) de cada curso, sendo ambas obrigatoriamente ligadas à natureza do mesmo
  • Duas disciplinas anuais (12.º ano), a escolher de entre as opções de cada curso, sendo uma disciplina obrigatoriamente do leque de opções (d), e a outra disciplina do leque de opções (d) ou do leque de opções (e)
  • Opções (d)– conjunto de disciplinas diretamente ligadas à natureza do curso Opções (e) – conjunto de disciplinas ligadas a diversas áreas do saber

 

Curso de Ciências e Tecnologias | Direção-Geral da Educação (mec.pt)

Curso de Ciências Socioeconómicas | Direção-Geral da Educação (mec.pt)

Curso de Línguas e Humanidades | Direção-Geral da Educação (mec.pt)

O departamento de Ciências Experimentais integra treze professores, das áreas das ciências naturais e da física e química. Tem como princípios orientadores estimular o interesse pelas ciências, pela investigação científica, pelo trabalho experimental nos alunos dos vários ciclos de ensino.

É um departamento que aposta fortemente no trabalho em equipa e na proatividade, contribuindo para a dinâmica interna do Colégio e para a participação do Colégio em projetos e atividades nacionais e internacionais. Organiza participações em projetos como o Cansat, OSOS, entre outros, viagens de estudo a centros de ciência, universidades e laboratórios de investigação como o CERN. Fomenta de forma muito regular a realização de atividades com os restantes departamentos do Colégio no sentido de alargar as competências científicas dos alunos dos diversos ciclos.

Nos três laboratórios que existem nas nossas instalações, os professores trabalham no ensino formal e informal de ciências, desenvolvendo competências ao nível da análise e interpretação de resultados, espírito crítico e trabalho em equipa.

Notícias e Eventos

"Bodies"

"Bodies"

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 9º ano visitaram a Exposição “Bodies: corpos humanos reais”.Esta exposição revela os…
“O limão do João”

“O limão do João”

Durante os dias 26 e 28 de fevereiro, os alunos do 1.º Ciclo assistiram à apresentação do livro “O limão…
Joana Vasconcelos

Joana Vasconcelos

Durante o 1º semestre, os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo estudaram a vida e a obra da artista…

Morada

R. Parque Natural do Alvão
2855-620 Corroios
Portugal

Telefone

*Chamada para a rede fixa nacional

Fax

(+351) 212 978 581*

Email

Copyright Colégio de Guadalupe – 2024 .Todos os direitos reservados.

As inscrições para o ano letivo de 2023/2024 estão abertas